Dia 27 de agosto no Brasil, comemora-se o dia do Psicólogo, isso porque nessa data, no ano de 1962, foi sancionada a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia. A data foi decretada em 21 de janeiro de 1964 pelo decreto em n° 53.464. Mas somente em 27 de dezembro de 2016 acontece a publicação da Lei n°13.407 e assim se oficializou a celebração do dia do Psicólogo.
A palavra Psicologia vem de origem grega “Psique” (alma) e (logos) significa estudos. Dessa forma Psicologia é o estudo da alma humana. No momento atual é uma das ciências mais utilizadas nos tratamentos emocionais, pois ela tem esse objetivo, entender os indivíduos, com suas angústias e suas inquietações.
Segundo estudos, a história da psicologia se inicia com os filósofos, sendo estes os primeiros, a se importarem com tais questões emocionais e psicológicas. Aqui no Brasil, foi muito marcada ao longo do século 19, onde surgem as produções de idéias e obras escritas durante o período colonial.
Na atualidade o trabalho da área de psicologia está mais ligado aos estudos de alguns fenômenos da mente e do comportamento do homem, a fim de auxiliá-lo a encontrar seu caminho de saída dos problemas que tanto afligem e suas emoções. É comum e altamente demandada também as áreas relacionadas com as de Coaching e mentorias, além das terapias ministradas por psicólogos, sendo que a base para entendimento das reações emocionais é a mesma.
Curiosidade
“A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart.” Tem origem filosófica grega, com importantes contribuições do médico grego Alcmeão de Crotona.
“Segundo Alcmeão, a Psicologia diz respeito à vida mental, sendo uma função permanente do cérebro para compreendermos os mistérios e o funcionamento da mente humana.”
Dicas para quem quer aprender mais sobre está área, ou até mesmo se tornar um profissional, são as seguintes:
Querer articular os conhecimentos, habilidade e competências em torno dos seguintes eixos estruturantes:
- Fundamentos epistemológicos e históricos;
- Fenômenos e processos psicológicos;
- Fundamentos metodológicos;
- Procedimentos para a investigação científica e profissional;
- Interfaces com campos afins do conhecimento;
- Práticas profissionais.
Com a simplicidade das informações queremos prestigiar nossos profissionais da psicologia, com muita gratidão.
Assessoria Sucote
Fontes de pesquisas:
https://www.sinopsyseditora.com.br//