O empresário que decide empreender no ramo de restaurantes, supermercados e afins sabe que o dia-a-dia reserva grandes responsabilidades.
Uma das coisas mais pertinentes que se deve fazer é o controle de estoque dos alimentos perecíveis. Perecível é o alimento que deve ser consumido rapidamente, que dura pouco. É o caso dos iogurtes, frios como presuntos, queijos, carnes, etc.
Por serem alimentos que possuem pouco prazo de validade, há que se ter um cuidado especial com tais produtos.
Verificaremos agora algumas dicas para evitar desperdícios e evitar eventuais prejuízos em sua empresa.
Um método eficiente para prevenir tais desperdícios é a chamada Gestão de desperdício.
A Gestão de Desperdício surgiu para evitar a deterioração dos alimentos e também combater o vencimento desses produtos. Para fins gerenciais, utiliza-se um método muito utilizado denominado “PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) ”. O próprio nome já diz, é aquele que entra primeiro no estabelecimento e sai primeiro.
Conhecer o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo também é interessante, pois nele há a possibilidade de estar verificando a maior quantidade do produto a ser vendido e o que tem menos giro, para ser otimizado o desperdício, podendo assim ser verificado o consumo médio de cada mercadoria, a quantidade de estoque atual e o período de reposição dos itens perecíveis.
Ter um bom software
Um bom software para gestão desse tipo de negócio também é indispensável. Não deixe de apostar nas tecnologias, pois sabendo usá-la, é uma grande aliada aos negócios.
Limpeza do estabelecimento
Outro fator que se deve observar atentamente é a limpeza de seu estabelecimento. Não é positivo para o estabelecimento os clientes chegarem nas gôndolas, no balcão de atendimento ou vitrines dos produtos ou nas câmaras frias e estufas, e encontrá-las em condições de higienes inadequadas (sujas).
Com certeza a consequência de um ambiente assim é redução de vendas e, além disso, o risco de ser penalizado pelos órgãos fiscalizadores aumenta, como por exemplo: Vigilância Sanitária, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Dentre vários fatores passíveis de fiscalização, podemos citar o controle de temperatura dos ambientes, em que a Anvisa, em sua Resolução nº 216/2004 estabelece que os “produtos alimentícios, alimentos “in natura”, produtos semi-preparados ou produtos preparados para o consumo que, pela sua natureza ou composição, necessitam de condições especiais de temperatura para sua conservação.”.
Ter uma organização de layout e local de armazenamento de cada produto é essencial para evitar desperdícios, pelo fato da exposição para o repositor, o que facilita a verificação das datas de validade, por exemplo, condições de armazenamentos e temperatura do ambiente.
Com pequenos investimentos em treinamento de pessoal que faz essa rotina, certamente a empresa terá melhores resultados nas vendas e redução de perdas de produtos, pois estarão mais preparados para contribuir na organização do ambiente e dos produtos.
Além dessas estratégias é importante conferir o giro e a rotatividade de cada produto estocado, para ver se há possibilidade de venda total antes de vencimento. Caso perceba que isso pode não ocorrer, antecipe com estratégias de promoções. É claro que, sendo diligente em relação ao que trata o código do consumidor, que proíbe a venda de produtos impróprios para uso e consumo.
Assim está definido no Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 18, §6º, I que “são impróprios para uso e consumo: … I – Os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
Sabemos que a visão do empreendedor é obter lucros, portanto, organização e controle é algo que se deve apostar, porque é indispensável para lucratividade e também se torna obrigatório para as empresas que querem ficar longe de multas e problemas com a fiscalização.
Com essas dicas, fica mais fácil gerenciar e criar estratégias com base nas necessidades e demandas dos clientes.
Não acumule estoque perecível
Aprenda sobre o giro dos seus produtos e compre quantidades equivalentes as vendas do período.
Contudo, se perceber que o seu estoque corre riscos de perdas, veja as possibilidades de efetuar convênios (com possibilidade de merchandising) para atender instituições filantrópicas com preços reduzidos ou até mesmo através de doações.
Para quem atua no ramo de perecíveis e está cansado de pagar pelo desperdício em sua empresa e quer acabar com isso, não deixe de colocar em prática tudo o que aprendeu aqui sobre a organização do estoque perecível.
Além de perda física do produto, há que se falar na regularização da parte tributária e contábil desses produtos, por questão de alimentação do sistema de declarações e informações fiscais.
Mas isso é a matéria da nossa próxima notícia.
Fonte: Assessoria Sucote
Sites pesquisados
Ministerio da Saude (saude.gov.br)
L8078compilado (planalto.gov.br)