Todo empresário comprometido com seu negócio, procura antecipar algumas decisões importantes, e básicas, para a manutenção da empresa, como por exemplo, planejamento de despesas, investimentos em estoques ou em imobilizados, criar metas e estratégias de vendas, avaliar a necessidade de captação de recursos financeiros de terceiros, abrir créditos em fornecedores e analisar capacidade de vendas, em relação aos perfis de clientes desejados.
É muito importante que a empresa tenha organização financeira, de forma planejada, ou seja, ter um fluxo de caixa é fundamental. O fluxo de caixa tem o objetivo de apurar o saldo disponível em todo tempo e, além disso, projetar o futuro.
Através do fluxo de caixa pode se extrair muitas informações para tomadas de decisões, além de que, com o fluxo de caixa a empresa não terá surpresa com as operações de rotinas, como por exemplo, folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros. E se falarmos em necessidade de investimentos então se torna imprescindível, pelo fato de que o investimento não pode prejudicar a disponibilidade de pagamento das contas operacionais da empresa.
A análise do fluxo de caixa permite traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas. Essa análise é o primeiro passo para o empresário acessar com segurança as informações de rentabilidade de seus investimentos.
O segundo passo é a elaboração do Balanço Patrimonial para ter a evidenciação dos resultados apurados pela empresa, e com ele chegar aos indicadores destinados à tomada de decisões, voltadas ao desempenho e ao resultado.
Os indicadores mais usados são, retorno sobre patrimônio líquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas ou margem líquida. Estes indicadores permitem avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas, de ativos e de capital investido. Seu objetivo é fornecer ao empresário um espelho da realidade dos negócios de forma que ele possa analisar a situação maneira instantânea, e ser assertivo na tomada de decisão.
Nossa orientação para os empresários é que essa análise seja feita com períodos mais curtos possível, ou seja, mensal, não sendo possível, que seja no minimo uma vez por semestre. Informamos que estamos à disposição para ajudar na formação e personalização dos relatórios adequados à sua empresa.
Fonte: Assessoria Sucote