DIA 14 DE OUTUBRO É CELEBRADO O DIA NACIONAL DA PECUÁRIA.

Pecuária – termo que significa criação de animais, principalmente gado, aves, e suínos, como compra e venda para criação de alimentos, é uma das atividades que mais impulsiona a economia brasileira.

É interessante notar que desde meados do século XX, a atividade rural vem se modernizado e passando por vários níveis de transformações, tanto nos processos produtivos, quantos nos processos administrativos e comerciais.

Atualmente as atividades rurais em termos administrativos e comerciais, vem recebendo tratamentos equiparados a indústria, devido à grande contribuição para a sociedade, principalmente no abastecimento de alimentos das cidades.

No Brasil há um grande consumo de carne, e muito maior ainda a produção, e em relação às quantidades, existem estatísticas que trazem a informação de que os cincos maiores estados produtores são: Mato Grosso, com 28 milhões de cabeças; Minas Gerais, com 23 milhões; Goiás, com 21 milhões; Mato Grosso do Sul, com 21 milhões e Pará, com 19 milhões.

A história da Sucote com as atividades rurais, é muito intensa, tanto é que o nosso primeiro nome foi Rural Contabilidade, conforme consta no nosso site: “O Escritório que se iniciou como Rural Contabilidade em 2003, passou por algumas alterações de nome durante os anos devido ao próprio crescimento,…”.

No ano que tudo começou, a Contadora Maria de Fátima Goulart de Oliveira Pastorello, ministrou uma palestra na Feira de Exposição Chamada Exponop, para atender a demanda que existia na época, que era uma grade alteração cadastral nas inscrições dos produtores rurais do estado de Mato Grosso, justamente uma modificação na estrutura de cadastro para equiparar o produtor rural ao cadastro de comércio e indústria. Essas alterações eram exigidas pela Portaria 114/2002 e Decreto 2319/2003, atualmente já revogados e substituídos pela portaria 05/2014 e 223/2014.

E desde então, estamos sempre envolvidos nesse seguimento, com palestras, inclusive no Sindicato Rural de Sinop/MT, e também através de empresas do setor financeiro, como por exemplo cooperativas de créditos parceiras de produtores de rurais.

 

 

Neste ano de 2022, estivemos presente na Norte Show com o Tema: LCDPR – Livro Caixa Digital do Produtor Rural, que é uma das mais novas obrigações exigidas pelo governo do produtor rural, justamente, uma forma modernizada de justificar a movimentação financeira do seguimento.

Sentimo-nos honrados em fazer parte da história da pecuária brasileira, no estado de Mato Grosso.

Estamos à disposição para lhe servir.

 

FONTE: Assessoria Sucote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *