A COPA DO MUNDO ESTÁ CHEGANDO – ALGUMAS DICAS DE PLANEJAMENTO DE JORNADA DE TRABALHO NESSE PERÍODO

A Copa do Mundo está chegando!

E a tendência a partir do segundo semestre é que tudo gire em torno dela. E como todo bom brasileiro, estaremos torcendo para a nossa seleção, e nada melhor do que acompanhar assistindo aos jogos. Com essa idéia de assistir aos jogos, as empresas devem planejar esses momentos, para que não haja desgaste entre empregado e empregador.

Os horários dos jogos da primeira fase do Brasil já estão definidos no calendário da copa, então os empregadores já podem organizar com os empregados os horários, para assisitirem os jogos, de acordo com a liberalidade de cada empresa. As empresa podem estabelecer, sempre de forma acordada, com a maioria a jornada de trabalho em dias especiais, pois a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não estabelece obrigação em relaçao à isso, porém trata de que as empresas podem firmar acordos que sejam vantajosos ou favoráveis às partes, em situações de salários, benefícios, condições de trabalho, normas trabalhistas e outros. Ou seja, podem criar regulamentações relativas ao trabalho, desde que, todos concordem.

Quais acordos podem ser feitos com os empregados?

  • Assistir os jogos na empresa

Em várias empresas há televisores em seus estabelecimentos e se o empregador verificar que o melhor meio para assistir o jogo é na empresa, ele pode optar por fazer  assim.

  • Folgar em dias de jogos

Os empregados podem optar em folgar nos dias de jogos da seleção ou fazer acordo para que entrem mais cedo durante os dias de jogos ou então, compensar tais horas em outros dias.

  • Trabalhar em home-office

Outra opção a ser analisada e vem dando muito certo, durante todo esse período que vivemos de pandemia é trabalhar home-office para fazer a compensação de horas do período de jogos, evitando o deslocamento do empregado ao trabalho e evitando também que acumule serviços para outros dias.

O que é importante para ser considerado no momento do acordo coletivo, é o pensamento da maioria das pessoas envolvidas:

1 – empresa

Nos horários de jogos do Brasil, a paralisação do serviço irá prejudicar seu estabelecimento?

2 – empregados

Qual a importância de assistir os jogos? Isso traz satisfação pessoal para os trabalhadores, a ponto de aumentar a estima, e melhorar a qualidade de execução das tarefas nesses dias?

Caso opte por dar folga e a maioria dos empregados preferirem trabalhar, há que se entrar em um consenso, pois não se pode dar folgas para uns e outros trabalharem, há que ser para todos ou para nenhum e caso sejam liberados, ou ainda, trabalhar a ideia de rodízio de jornada entre os trabalhadores. Tudo vai depender da maioria, no caso de as opiniões serem dividas, ou muito divergentes. Lembrando sempre que a resposta final é do empregador.

De qualquer forma os empregadores não poderão descontar essas folgas dos salários dos seus empregados. Os empregadores só poderão descontar dos salários as horas dos quais eram para comparecer e o empregado não compareceu.

Outro ponto importante, é de manter os clientes informados das atividades nas horas dos jogos, evitando assim possíveis frustrações caso o cliente entre em contato e não seja atendido. Para isso a empresa pode publicar em suas redes sociais, como por exemplo, no quadro de horário de funcionamento, colocar o calendário dos jogos, e também avisá-los em e-mails, e até pessoalmente.

Nossa sugestão é que sempre haja, boa comunicação entre empresa e seus stakeholders, dessa forma tudo fica combinado, evitando eventuais prejuízos e incômodos.

Fonte: Assessoria Sucote

Sites pesquisados:

Copa do Mundo na empresa: como unir diversão e produtividade (xerpay.com.br)

Empresas x Copa: funcionários devem ser dispensados durante os jogos? | Opinião RH (opiniaorh.com)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *