Para ser um empreendedor de sucesso em qualquer tempo, é necessário:
1 – SONHAR
2 – PERSEVERAR COM METAS E OBJETIVOS.
Para começar só empreendedor empreendedor tem sonhos. O grande ponto aqui não é sonhar, mas sim, sonhar com metas e propósito definidos!
O que são sonhos? Sonhos são fantasias, imaginação, ilusões e faz de contas. Como assim? Sim, sonhos sem metas e propósito é isso mesmo. Porém, sonhos com propósitos são sementes plantadas numa terra sólida e fértil chamada estratégias para nascer, crescer e dar frutos.
É importante pensar que quando o sonho é sonhado de maneira estratégica, o empreendedor tem uma visão como numa fotografia do futuro e é isso o que o impulsiona a continuar.
As metas e os objetivos são o combustível que dá motivação para o empreendedor perseverar. Um empreendedor de sucesso sabe que uma meta objetivamente definida gera benefícios para os sonhos que:
a) aumenta potencial de realização dos sonhos;
b) ajuda na manutenção de controle e feedback;
c) ajuda a manter o foco, pela análise das informações constantes;
d) ajuda canalizar energia para fazer germinar a semente do sonhos;
e) aumenta a capacidade de realizar partes do projeto, focando no projeto final;
f) prenuncia positivamente o futuro, ou seja, a realização do sonho; e
g) da motivação para empreendedor continuar persistindo.
A avaliação do progresso dos sonhos do empreendedor deve ser comparada com a realidade, e deve ser feita com frequência para que a motivação seja eficaz e possa eliminar as barreiras e os obstáculos.
Um dos modelos muito eficaz de avaliação de desempenho é o Dashboards!
Dashboards nada mais é do que, painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.
Há três maneiras de elaborar um Dashbords:
1 – Tático
2- Estratégico
3 – Operacional
No Dashboard tático o empreendedor poderá montar e acompanhar os principais números das diversas mídias, em relação ao seu segmento, tendo assim uma performance de cada uma.
E de acordo com essas informações poderá saber em tempo ágil, qual seria a melhor decisão de investimento em relação ao retorno esperado do seu produto.
Poderá nesse Dashbord fazer diversas comparações, inclusive conversões em moedas estrangeiras, e também conversões de commodities. Com isso de forma clara terá um gráfico comparativo, como por exemplo: conversão X taxas X produtos X investimento.
As informações que você pode obter com esse cruzamento é muito relevante, e você pode se surpreender com os resultados. E aí sim tomar as decisões acertadas.
O Dashboard estratégico é aquele que deve refletir e trazer informações mais estratégicas, como indicadores de performance e informações comparativas com períodos anteriores.
Esses gráficos são importantíssimos para entender como estão os resultados atuais comparados com os passados. É fundamental para gerar informações macro que podem ser acompanhados e/ou monitorados por todos da empresa.
E ainda por departamentos ou setores como por exemplo: Números de vendas, financeiros, comparativos de faturamento com impostos, comparativos de pessoal de vendas com faturamento de vendas, relatórios de demissão e admissão de pessoal, demonstrativos de fluxo de caixas e seus equivalentes, dando uma visão panorâmica da empresa. E com isso pode até acrescentar novos Dashboards estratégicos.
Um gráfico imprescindível no Dashbords estratégico é o de Receita recorrente mensal (MRR), você pode avaliar graficamente as oscilações de seu faturamento e com isso trabalhar marketing para desenvolver metas para suportar seu ponto de equilíbrio e gerar lucros. Nesse relatório também o empreendedor verá uma clareza de seu financeiro gerado a partir de suas vendas e da necessidade de captação de novos clientes.
Os Dashboards operacionais são perfeitos para mostrar aos analistas de processos operacionais as rotas do layout de trabalho, de forma a deixá-los seguros. As informações desse gráfico são utilizadas pelos analistas para realizarem otimizações em seus trabalhos e assim permitir maior agilidade nas operações.
Com um Dashboard operacional, os analistas de vendas têm, por exemplo, um cruzamento de dados dos produtos, estoque atual, pedidos de compras e pedidos de vendas, dando a possibilidade de acompanhar os resultados de giro do estoque, vendas e previsão de vendas. No e-commerce esse tipo de Dashboard é muito usual, só ele possibilita um cruzamento de dados do estoque que informa o preço de um determinado produto com seu anúncio, para o próprio analista ter poder de decisão para obter a melhor performance.
Esses cruzamentos de dados operacionais, tanto em vendas, quando no financeiro, gera agilidade e eficiência nas rotinas e com certeza amplia as possibilidades de crescimento de vendas, pelo fato de disponibilizar mais tempos para atendimento aos clientes em vezes de estar fazendo diversas análises de informações desconectadas.
Fonte: Própria