Atualmente as rotinas empresariais dos profissionais de finanças envolvem, necessariamente, a realização de tarefas que se repetem, como os cálculos, as planilhas, fórmulas, porém as rotinas daqueles que tem que tomar as decisões do negócio, são mais variadas.
Devido a velocidade das operações e visando a melhor rentabilidade das empresas, os profissionais, que executam as funções operacionais, são os mesmos investidores, na maioria das vezes, e por isso para criar e ver as estratégias, muitas vezes precisará terceirizar processos administrativos e outros componentes próprios da lida com fluxos de capitais e valores.
Existem várias ferramentas para as operações rotineiras que consomem energia e tempo dos profissionais executivos. Com pequenos investimentos em inovação e em novas práticas, pode haver uma melhora na utilização do tempo e no resultado, além é claro da redução de desgaste emocional.
Muitos empresários que executam funções administrativas e operacionais, pela repetição exaustiva das tarefas, perdem a motivação e o engajamento com o que deveria ser de fato à sua função, a de planejar e direcionar a atividade.
Se este é seu caso, então você deve se perguntar, o que fazer diante de tantas rotinas repetitivas?
A primeira coisa a fazer é o mapeamento dos processos de sua empresa, que consiste em identificar todas as tarefas executadas no setor, desde a raiz até o momento da entrega final para o cliente, seja externo ou interno. Diante deste mapeamento, o empresário terá como saber, os próximos procedimentos. Que podem ser:
1 – Preparados pelos executivos internos
O controle do trabalho interno deve ser feito, utilizado o critério da prioridade, apontando sempre para as necessidades do negócio, contudo, se esse trabalho for feito através da ação humana, e tiver como ser automatizado, pode ficar ainda melhor, pois neste caso, cria-se uma estratégia apenas de monitoramento.
O importante é saber que as pessoas envolvidas internamente, precisam estar plenamente satisfeitas nas rotinas, porque o trabalho complexo e desgastante é um dos fatores apontados para o agravamento dos distúrbios ligados à ansiedade, que por fim gera precariedade no resultado. Sendo assim, a definição de prioridades contribui para tranquilizar o profissional em relação ao que precisa ser entregue primeiro, e principalmente, saber com quem está a responsabilidade e por onde vai passar dentro do fluxo da rotatividade do processo.
2 – Preparados pelos processos automáticos via sistematização
A automação de processos empresarias é uma modalidade muito moderna e prática, além de ser muitas vezes, até mais barata do que ter uma pessoa para executar tarefa. Implementar a automação, pode ser uma forma de aliviar as pressões corriqueiras das tarefas empresarias, funções com por exemplo as de marketing digital e startups, que automatizam o envio de e-mails, construção de relatórios e até o envio dos gráficos de consolidação dos dados.
É muito imposto a automação dos processos principalmente no setor financeiro, para emissão de notas fiscais, cálculos de benefícios e descontos e outras tarefas que demandam esforço repetitivo. Ter um bom software para auxiliar na busca por históricos de dados anteriores para comparação de informações atuais, como por exemplos os dados de crescimentos, de rentabilidades, de inadimplência, ou até mesmo premiar clientes VIP’s.
3 – Preparados pelos processos terceirizados.
Existem aquelas tarefas e rotinas em que depende totalmente de profissionais especializados, como é o caso do Contador, do Advogado, Engenheiros e entres outros e vai depender de cada atividade empresarial.
O outsourcing, como é conhecido o processo de terceirização de tarefas, é uma opção sensato do empresário que pretender reestruturar suas rotinas, pois com a inclusão dessa modalidade de trabalho haverá certamente incluem redução de custos com pessoal, ganhos em produtividade e maior especialização.
O outsourcing é sempre uma alternativa a ser avaliada, para o financeiro e para outros setores, aqui na Sucote Contabilidade e Assessoria Empresarial nós oferecemos várias opções de tarefas que tomam muito tempo de empresário, que até mesmo pelo fato da pouca experiência em tarefas esporádicas, como envolvimento com os órgãos públicos, cartórios, entre outras situações que a demanda é pequena para uma empresa, contudo, para nós como especialistas, temos acessos nas informações diariamente.
O outsourcing é a parceria certa para sua empresa, com ele você consegue reduzir a carga operacional com rapidez, segurança e sem perda na qualidade. Tome uma decisão a favor da produtividade.
Faça contato e conheça nossas soluções para melhorar as finanças em sua empresa!
Principais motivos para as empresas decidirem fazer o Outsourcing:
– Aceleração do crescimento da empresa através do foco nas atividades estratégicas;
– Acesso a pessoal qualificado na tarefa;
– Melhora na produtividade e no serviço através do acesso a pessoas qualificadas, o que permite, por exemplo, melhora no acesso a crédito e ser mais produtivo;
– Reinvenção dos processos de negócios, com a melhoria da eficiência e da utilização de recursos;
– Flexibilidade tecnológica e independência em relação aos fornecedores propiciando a diminuição de custos relacionados ao uso de novas tecnologias, e de tecnologias especificas e proprietárias;
– Maior agilidade por aliviar a carga desnecessária: com algumas atividades terceirizadas, as empresas ganham agilidade na tomada de decisões.
Um dos nossos objetivos é ajudar os empresários a melhorar as estratégias da empresa, para que tenha resultado em aumento de lucros e aperfeiçoamento de seus processos.
FONTE: Assessoria Sucote