Ferramentas tecnológicas que serve para analisar dados e apresentar relatórios de maneira prática e ágil auxiliando os gestores no processo de tomada de decisão.
Você já deve ter visto notícias sobre o BI (Business Intelligence) e como ele tem ajudado empresas na tomada de decisões. É um conjunto de ferramentas que é capaz de acessar e examinar dados apresentando seus relatórios analíticos, resumos, Dashboards (painéis), de modo que quem estiver usando as informações possa visualizar de maneira eficaz o que lhe compete.
Não cabe dizer que ele dirá as diretrizes que a empresa tende a tomar, e sim que ele oferece maneiras de examinar e entender as tendências que são valiosas para o mercado. Geralmente as empresas que desejam fazer um BI precisam ter uma Data Warehouse (armazém de dados), ela precisa concentrar em um único lugar todas as informações geradas pelas diferentes fontes de uma empresa, as informações de compras, vendas, financeiro, contabilidade e todas as outras que uma empresa tem que ter, para que o BI possa ser usado na criação de indicadores muito eficientes.
Então depois que você tem a aplicação do Business Intelligence pode-se ter alguns benefícios, entre eles: Acessibilidade aos dados, você terá em um único lugar tudo o que precisa para gerir e gerar relatórios; Novas oportunidades de negócios.
Há maneiras de se antecipar às demandas do mercado e com isso ter reações mais rápidas que os seus concorrentes.
As ferramentas do Business Intelligence ajudarão a identificação de custos altos e ajudarão na otimização de preços. Auxilia também na quantificação dos relacionamentos com os clientes e fornecedores.
Outra ferramenta que pode te ajudar na tomada de decisão é uma apropriada para mensurar os desempenhos de uma estratégia e dos seus processos de gestão por meio de indicadores chaves é o KPI – Key performance Indicador, sendo um indicador capaz de medir se uma ação está efetivamente atendendo os objetivos da empresa.
Existem muitos indicadores que podem ser medidos. O ponto central é escolher os indicadores certos para se medir as informações chaves para o seu negócio. Cada atividade e cada empresa é única, cada empresário tem a sua história e tem também o seu resultado ideal.
A ideia de se usar um KPI é encontrar métricas que o ajudem a encontrar os pontos que mostrem se a sua estratégia está alcançando seus objetivos.
Depois que você tem todos os seus dados em um único lugar, como já citamos em textos anteriores sobre o Business Intelligence, é o momento de se criar KPIs que atendam a sua necessidade de informação. Ao construí-los o empresário deve ter em mente o crescimento da empresa, ter foco nos resultados que quer alcançar e conhecer como cada etapa afeta e beneficia seu desempenho.
São vários os indicadores que podemos concentrar em uma empresa, tais como:
Custo para aquisição de clientes;
Tempo de retorno do custo do cliente;
Queima de caixa;
Indicador de satisfação do cliente.
Temos também indicadores específicos para a área de marketing da empresa, tais como:
Custo por visitante;
Assinantes do blog;
Visitantes recorrentes em suas redes sociais.
O essencial é entender o que importa para seu negócio, elencar seus objetivos para se criar indicadores que te tirem de onde você está hoje para onde você quer chegar amanhã. A melhor forma de entender como os KPIs funcionam é colocando-os em prática.
Te convidamos a entrar em contato conosco para pensarmos juntos como podemos identificar, mensurar, quantificar seus indicadores, para que cada dia você possa tomar decisões com maior clareza das suas informações.
Fonte: Rochcontent : https://rockcontent.com/br/blog/kpi/
Knowsolution: https://www.knowsolution.com.br/o-que-e-business-intelligence-bi/