Hierarquia é a base para o sucesso empresarial
Para falarmos de Hierarquia gostaríamos de começar trazendo seus antônimos: Anarquia, anarquismo, desorganização, confusão, desordem, desarrumação, pandemônio, desalinho, desarranjo, bagunça, caos.
Quem não gosta de chegar em casa após um dia cheio no trabalho e ter um local limpinho organizado para descansar?
Ou imagine como seria se você começasse a atender todos os pedidos dos seus filhos como ordem?
Isso é só para exemplificar em quão extremo podemos chegar sem hierarquia.
Hierarquia tem como definição a classificação de objetos, animais ou pessoas em organização crescente ou decrescente através de características desejáveis a um determinado grupo ou instituição.
Em se tratando das empresas, a hierarquia diz respeito às posições que os indivíduos ocupam na função empresarial, que gera recursos financeiros e reflexos emocionais (positivos e negativos) aos clientes, colaboradores e investidores.
Em nosso país vivemos em posição social hierárquica pela organização governamental e econômica, o que facilita o entendimento sobre isso.
O nosso objetivo principal nesta matéria é sobre a hierarquia empresarial, que se faz muito necessário em qualquer empresa, independentemente do seguimento ou posição econômica.
Com estrutura hierárquica uma empresa distribui poder e deixa visível as cadeias de comando, que nesse caso se torna uma ordenação contínua de autoridades, que estabelece poder e grau de importância, quem toma as decisões e quem as executa, ficando assim as posições inferiores subordinadas às posições superiores.
A hierarquia define também cargos e salários, e deixa no campo de visão do colaborador como crescer na organização ao longo do tempo, sendo que os mais preparados e os mais experientes terão as melhores oportunidades.
Quem está posicionado na hierarquia com a função de intermediar situações, disponibilizar ferramentas, ouvir e sem altivez orientar e contribuir com a equipe é chamado de Líder. E quem está posicionado com a função de receber as ordens, acatar instruções e executar as rotinas é chamado de Liderado ou colaborador, que por sua vez não precisa ter receio de argumentar e expor suas ideias, desde que saiba dialogar.
Assim responsabilidades são divididas de forma que o ordenar e o executar das ordens caminhem juntos, na intensidade certa entre os profissionais e na comunicação exata das necessidades da empresa.
“Processo que não funciona, não é processo é retrocesso! ” Luís Miqueas
Nossa premissa:
Toda empresa que tem o objetivo de gerar lucros financeiros, precisa ter compromisso com os clientes e com a equipe de trabalhadores, a equipe por sua vez necessita de comprometimento com as rotinas e tarefas, para garantir o resultado positivo em relação ao objetivo da empresa.
A disciplina da equipe em relação ao compromisso exigido pela hierarquia da empresa gera uma sincronia pelo esforço mutuo, o que traz melhor organização e ampliação dos resultados econômicos e financeiros, além, dos reflexos emocionais positivos de satisfação de todos os envolvidos (stakeholders).
Fonte: Assessoria Sucote
Parabéns pelo material, é muito importante; e muito comum em empresas de pequeno e grande porte processos limitados que não chegam no objetivo das mesmas e na maioria das vezes os processos são travados por pessoas que não se comprometem com suas rotinas.
Obrigada Junior pela contribuição. Continuem nos apoiando em nossos post’s estamos sempre atualizando as informações. Estamos preparados para levar informações para as empresas, para o desenvolvimento dos profissionais.