UM PASSO NA DISCIPLINA PROFISSIONAL – HIERARQUIA

Hierarquia um passo para organização

Hierarquia é a base para o sucesso empresarial

 

Para falarmos de Hierarquia gostaríamos de começar trazendo seus antônimos: Anarquia, anarquismo, desorganização, confusão, desordem, desarrumação, pandemônio, desalinho, desarranjo, bagunça, caos.

Quem não gosta de chegar em casa após um dia cheio no trabalho e ter um local limpinho organizado para descansar?

Ou imagine como seria se você começasse a atender todos os pedidos dos seus filhos como ordem?

Isso é só para exemplificar em quão extremo podemos chegar sem hierarquia.

Hierarquia tem como definição a classificação de objetos, animais ou pessoas em organização crescente ou decrescente através de características desejáveis a um determinado grupo ou instituição.

Em se tratando das empresas, a hierarquia diz respeito às posições que os indivíduos ocupam na função empresarial, que gera recursos financeiros e reflexos emocionais (positivos e negativos) aos clientes, colaboradores e investidores.

Em nosso país vivemos em posição social hierárquica pela organização governamental e econômica, o que facilita o entendimento sobre isso.

O nosso objetivo principal nesta matéria é sobre a hierarquia empresarial, que se faz muito necessário em qualquer empresa, independentemente do seguimento ou posição econômica.

Com estrutura hierárquica uma empresa distribui poder e deixa visível as cadeias de comando, que nesse caso se torna uma ordenação contínua de autoridades, que estabelece poder e grau de importância, quem toma as decisões e quem as executa, ficando assim as posições inferiores subordinadas às posições superiores.

A hierarquia define também cargos e salários, e deixa no campo de visão do colaborador como crescer na organização ao longo do tempo, sendo que os mais preparados e os mais experientes terão as melhores oportunidades.

Quem está posicionado na hierarquia com a função de intermediar situações, disponibilizar ferramentas, ouvir e sem altivez orientar e contribuir com a equipe é chamado de Líder. E quem está posicionado com a função de receber as ordens, acatar instruções e executar as rotinas é chamado de Liderado ou colaborador, que por sua vez não precisa ter receio de argumentar e expor suas ideias, desde que saiba dialogar.

Assim responsabilidades são divididas de forma que o ordenar e o executar das ordens caminhem juntos, na intensidade certa entre os profissionais e na comunicação exata das necessidades da empresa.

 “Processo que não funciona, não é processo é retrocesso! ” Luís Miqueas

Nossa premissa:

Toda empresa que tem o objetivo de gerar lucros financeiros, precisa ter compromisso com os clientes e com a equipe de trabalhadores, a equipe por sua vez necessita de comprometimento com as rotinas e tarefas, para garantir o resultado positivo em relação ao objetivo da empresa.

A disciplina da equipe em relação ao compromisso exigido pela hierarquia da empresa gera uma sincronia pelo esforço mutuo, o que traz melhor organização e ampliação dos resultados econômicos e financeiros, além, dos reflexos emocionais positivos de satisfação de todos os envolvidos (stakeholders).

Fonte: Assessoria Sucote

Acesse outras matérias

2 thoughts on “UM PASSO NA DISCIPLINA PROFISSIONAL – HIERARQUIA

  1. Júnior says:

    Parabéns pelo material, é muito importante; e muito comum em empresas de pequeno e grande porte processos limitados que não chegam no objetivo das mesmas e na maioria das vezes os processos são travados por pessoas que não se comprometem com suas rotinas.

  2. Sucote Contabilidade says:

    Obrigada Junior pela contribuição. Continuem nos apoiando em nossos post’s estamos sempre atualizando as informações. Estamos preparados para levar informações para as empresas, para o desenvolvimento dos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *