Nove de setembro é o Dia do Administrador, por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão de Administrador. Esta data foi escolhida para homenagear aqueles que são responsáveis para: Prever (Planejar), Organizar, Comandar (Dirigir) Coordenar e Controlar.
O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.
Administradores são profissionais graduados em Administração e filiados ao Conselho Regional de Administração ou ao Conselho Federal de Administração.
Queremos aqui deixar os nossos sinceros agradecimentos a esses profissionais, que fazem toda a diferença em uma empresa. Eles são tão necessários para os empreendimentos que é natural o desenvolvimento das empresas que tem geralmente ser superior as que não tem.
É sempre bom lembrar que muitas pessoas se sentem administradoras, e até fazem ou desenvolvem papeis administrativos, por isso queremos trazer o conceito das personalidades que agem nas empresas e seus papeis, para que não haja dúvida de quem estamos homenageando hoje.
Numa empresa pode haver algumas figuras, são elas:
Dono: Proprietário ou o investidor, aquele que aplicou recursos no negócio e espera o lucro.
Administrador: É aquele administra os bens e as pessoas.
Gestor: É aquele que gerencia os processos e os recursos em ordem estrutural.
Existem pessoas que executam tudo isso, e não tem graduação e por isso não são filiados aos conselhos. Mas estes não são administradores de fato, mas são pessoas com habilidades e competências e por isso desenvolvem papeis administrativos.
A partir do que dizem os autores renomados em administração podemos dizer que, ADMINISTRAÇÃO é a área responsável para gerenciar recursos, sejam eles humanos ou materiais da empresa para que com eles possam produzir o melhor resultado. Fazendo isso de maneira planejada, organizada, direcionada e controlada.
Portanto, o ADMINISTRADOR GRADUADO é, e sempre será, a figura mais capacitada para desenvolver um papel complexo como esse, que envolve no mínimo quatro fases, que podemos classificar desde o processo de tomada de decisão sobre o que fazer, o como fazer, o quando fazer e o onde fazer.
Além disso, esse profissional deve estar capacitado para desenvolver ações integradas dentro da estrutura que a empresa tem, incluindo recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.
Esse profissional precisa de habilidade de liderança (organização e direção) dever ser disciplinado em relação ao uso de ferramentas de tecnologias, de marketing, vendas, de logística (planejamento e controle).
Muitas empresas por falta de planejamento de seu negócio/objetivo, ou até mesmo ausência de foco, perdem dinheiro investido na empresa, e quando são avisadas da necessidade das técnicas de administração, não ouvem, por achar desnecessário investir no profissional, ou as vezes até investe, mas se auto sabotam na hora de executar a disciplina.
Nossa dica é:
Invista em seu negócio com conhecimento das técnicas da administração, pois ela conduzirá seu negócio num cenário de crescimento sustentável, e mais importante:
- a) Garantirá a continuidade ou longevidade;
- b) Dará suporte para atuar em tempos de crises;
- c) A boa administração combate os riscos ou no mínimo enfraquece – os;
- d) Eleva a produtividade e potencializa ganhos.